Buscar

Zambelli detida em Roma: extradição pode ser barrada por cidadania italiana


Carla Zambelli (PL-SP), foragida da Justiça brasileira, foi presa na noite de terça-feira (29) em um apartamento nos arredores de Roma, após ser incluída na difusão vermelha da Interpol. Segundo o portal g1, a parlamentar está detida na penitenciária de Rebibbia e deverá passar por uma audiência de custódia nesta sexta-feira (1º).

Condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento em ataques aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli fugiu para a Itália. A Justiça local poderá decidir entre mantê-la presa ou iniciar o processo de extradição. No entanto, o tratado entre Brasil e Itália prevê que, em casos de dupla cidadania — como é o dela — o país europeu não é obrigado a entregá-la.

O Ministério da Justiça italiano acompanha o caso com cautela, diante da controvérsia envolvendo sua nacionalidade. Segundo o advogado italiano Pieremilio Sammarco, a defesa aguardará o resultado da audiência para definir os próximos passos. Já Zambelli declarou que deseja ser julgada na Itália e prometeu provar sua inocência, contestando o depoimento do hacker Walter Delgatti, base da condenação.