O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) o envio de até 1.000 tropas da Guarda Nacional para assumir o controle da segurança em Washington D.C., governada por uma prefeita democrata. Trump justificou a medida afirmando que há uma “tragédia de segurança” na capital e prometeu torná-la “mais segura e bonita do que nunca”.
Em coletiva na Casa Branca, o presidente acusou a “esquerda radical” de ter deixado a cidade “fora de controle” e declarou que “o crime, a imundice e a escória” irão desaparecer. Porém, dados oficiais mostram que, apesar de episódios de violência armada, o índice geral de criminalidade atingiu em 2024 o menor nível dos últimos 30 anos, com queda de 26% nos crimes violentos.
A prefeita Muriel Bowser rejeitou a alegação de crise e destacou que a criminalidade vem caindo desde 2023. Especialistas classificam a intervenção como uma medida extraordinária de poder federal, reacendendo o debate sobre a autonomia administrativa de Washington D.C.
Com informações da BBC News.