Buscar

Trump elogia Lula após reunião “muito boa” na Malásia e prevê possível acordo comercial em breve


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi “muito bom” e destacou o interesse mútuo em avançar nas negociações comerciais entre Brasil e EUA. Segundo reportagem do g1, a reunião bilateral em Kuala Lumpur, na Malásia, marcou o início formal das tratativas sobre as tarifas de 50% impostas por Washington a produtos brasileiros.

Trump chamou Lula de “muito vigoroso e impressionante” e desejou parabéns ao presidente brasileiro, que completou 80 anos. Lula, por sua vez, declarou estar otimista quanto a um acordo e afirmou que “se depender dele e de Trump, vai ter acordo”. O petista também entregou uma lista de reivindicações que inclui o fim das sanções a ministros do STF e a suspensão das tarifas durante o período de negociação.

Durante o encontro, os líderes discutiram ainda temas como China, Venezuela e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma comitiva brasileira com Geraldo Alckmin, Mauro Vieira e Fernando Haddad deve seguir para Washington na próxima semana para dar continuidade às conversas.