Buscar

Trump e Putin encerram encontro no Alasca sem acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia


A reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terminou nesta sexta-feira (15) sem acordo para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia. Apesar disso, Trump classificou o encontro de três horas como “muito produtivo” e afirmou que houve avanços em vários pontos, embora questões cruciais ainda permaneçam em aberto.

Putin destacou que Moscou está disposta a buscar a paz, mas reforçou que todas as preocupações da Rússia precisam ser consideradas. O líder russo também mencionou a possibilidade de novas parcerias comerciais com Washington e advertiu para que Ucrânia e Europa não tentem sabotar as negociações. Trump, por sua vez, disse que conversará em breve com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com líderes da Otan antes de dar novos passos.

Os dois chefes de Estado trocaram elogios em seus pronunciamentos finais, e Putin encerrou a coletiva convidando o presidente americano para uma próxima rodada de negociações em Moscou. “Da próxima vez em Moscou”, declarou o líder russo.

Com informações da AFP.