Uma parede de água e lama atingiu violentamente a vila de Dharali, no estado de Uttarakhand, norte da Índia, deixando ao menos quatro mortos e dezenas de desaparecidos, segundo informações das autoridades locais divulgadas pela CNN. O desastre aconteceu na tarde de terça-feira (5), após uma forte chuva provocar uma enxurrada devastadora, que destruiu casas, hotéis e comércios em questão de minutos.
De acordo com o magistrado distrital Prashant Arya, por volta de 13h45 (horário local), uma inundação repentina arrastou tudo em seu caminho. Vídeos mostram a força impressionante da água e dos escombros descendo a encosta da montanha. Ao menos 20 pessoas foram resgatadas, mas equipes de resgate ainda buscam sobreviventes, enquanto autoridades estimam que dezenas possam estar presas ou desaparecidas.
O fenômeno pode ter sido causado por uma “cloudburst” — explosão de nuvens com chuvas extremamente intensas em áreas localizadas —, embora a causa ainda não tenha sido confirmada. A região, especialmente propensa a inundações durante a temporada de monções, registrou até 300 mm de chuva em apenas 24 horas.
Com informações da CNN.