Buscar

Tragédia em Lisboa: bondinho descarrila e deixa 15 mortos


Um dos principais pontos turísticos da capital portuguesa, o Elevador da Glória, descarrilou e tombou nesta quarta-feira (3), causando a morte de 15 pessoas e deixando ao menos 18 feridos — cinco em estado grave. De acordo com informações da Polícia de Segurança Pública, o acidente ocorreu após a ruptura de um cabo, embora também haja suspeitas de falha nos freios.

Segundo o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, não há registro de vítimas brasileiras até o momento. O governo português decretou luto nacional nesta quinta-feira (4), e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa manifestou pesar e solidariedade às famílias, pedindo uma apuração rápida das causas da tragédia.

O bondinho, em funcionamento desde 1885, liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, e podia transportar até 43 passageiros. Testemunhas relataram que o veículo bateu com grande força em um prédio, se despedaçando. A cena, descrita como “impressionante”, deixou em choque moradores e turistas que presenciaram o acidente.

WhatsApp Image 2025-09-03 at 17.43.09