A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o governo de Donald Trump a continuar realizando detenções de imigrantes com base em fatores como sotaque ou idioma falado. A decisão suspende temporariamente uma ordem judicial que proibia agentes de imigração de parar pessoas sem “suspeita razoável” de que estivessem ilegalmente no país, mesmo que falassem espanhol ou inglês com sotaque.
De acordo com o processo, diversos imigrantes latinos — incluindo cidadãos americanos — relataram ter sido abordados de forma agressiva por agentes da imigração. Um dos demandantes, Jason Gavidia, afirmou que foi agredido após não acreditarem em sua cidadania e exigirem que informasse o hospital onde nasceu. Os juízes liberais da Corte discordaram publicamente da medida, enquanto a maioria conservadora sustentou o pedido do Departamento de Justiça.
O governo alega que tais práticas ajudam a proteger a integridade da economia e evitar a exploração de trabalhadores indocumentados, mas críticos afirmam que a decisão abre espaço para abusos e discriminação racial. Com informações do g1.