Buscar

SpaceX realiza 11º voo da Starship, nave mais poderosa do mundo


A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, lançou nesta segunda-feira (13) o 11º voo da Starship, a nave mais poderosa já construída. A decolagem, sem tripulação, ocorreu em Boca Chica (Texas) por volta das 8:25 p.m. (horário de Brasília). Segundo informações do g1, esta pode ser a última missão com o atual modelo da Starship, já que a empresa planeja versões mais avançadas para futuras viagens à Lua e Marte.

A missão atingiu seus principais objetivos, como reutilizar o mesmo foguete Super Heavy do 8º voo e pousá-lo no Golfo do México, além de lançar oito simuladores de satélites da Starlink no espaço. A SpaceX também testou uma nova configuração de motores durante a descida, reduzindo progressivamente o número de propulsores até o pouso no mar.

A Starship deve ser usada para levar astronautas da NASA de volta à Lua até 2027, dentro do programa Artemis. Com um contrato avaliado em US$ 3 bilhões, a SpaceX consolida-se como um dos principais nomes da corrida espacial entre Estados Unidos e China.