O presidente da Argentina, Javier Milei, classificou este domingo (26) como um “dia histórico” após a vitória de seu partido, A Liberdade Avança, nas eleições legislativas. Em discurso na capital Buenos Aires, Milei declarou que o resultado “marca o início da construção de uma Argentina grande” e afirmou que “os argentinos mostraram um basta ao populismo. Populismo nunca mais”, segundo informações do g1.
O partido de Milei conquistou 64 das 127 cadeiras em disputa na Câmara e 13 das 24 vagas no Senado, ampliando de forma expressiva sua base no Congresso. A vitória surpreendeu até mesmo analistas argentinos, já que a coalizão também venceu na província de Buenos Aires, onde havia sofrido derrota em setembro. O jornal La Nación descreveu o resultado como “impactante” e uma “vitória esmagadora em todo o país”.
Em tom de comemoração, Milei disse que “a Argentina era um campo minado” e que, com o apoio de sua equipe, conseguiu “libertar o país e evitar o precipício”. O presidente concluiu reafirmando seu compromisso de “fazer da Argentina o país mais livre do mundo”.
