O médico brasileiro Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa teve o visto americano proibido depois que uma postagem em que elogiava o assassinato do ativista conservador Charles Kirk viralizou. Em sua mensagem, ele escreveu: “um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. A declaração provocou forte repercussão e levou o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, a anunciar a revogação do visto.
Além da medida norte-americana, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu uma sindicância para investigar o caso, e uma clínica particular em que Barbosa trabalhava o demitiu. Neste domingo (14), o médico pediu desculpas à família de Kirk, afirmando que sua fala foi tirada de contexto e distorcida.
Barbosa declarou ainda que ele e sua família vêm sofrendo ameaças de morte e garantiu que todas as mensagens recebidas serão denunciadas às autoridades. O episódio ocorreu após o assassinato de Kirk, de 31 anos, morto a tiros enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley, nos Estados Unidos.