Jason Miller, ex-assessor de Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma publicação nesta quarta-feira (6), ele afirmou que Lula tem o “cérebro como banana amassada” e o comparou a Joe Biden, ex-presidente dos EUA. A provocação foi uma reação à entrevista concedida por Lula à agência Reuters, em que o brasileiro afirmou que não se humilharia para debater tarifas impostas pelos Estados Unidos.
A declaração de Miller segue a linha de ataques comuns entre aliados de Trump, que frequentemente questionam a saúde mental de Biden. Segundo o g1, o ex-assessor de Trump já havia sido ouvido pela Polícia Federal no Brasil em 2021 no inquérito das fake news, após visitar Eduardo Bolsonaro. Nos últimos dias, ele tem intensificado postagens criticando o ministro Alexandre de Moraes e apoiando atos bolsonaristas.
O comentário polêmico ocorre em meio a uma crise diplomática entre Brasil e EUA, provocada pelo anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Lula afirmou que pretende tratar do assunto com o Brics, grupo formado por países como China, Rússia e Índia, e não diretamente com Trump, a quem só ligaria se houvesse real disposição para o diálogo.