Buscar

ICE DETÉM IDOSO QUE VIVEU 70 ANOS NOS EUA


Um homem de 79 anos, que chegou legalmente aos Estados Unidos ainda criança e viveu mais de sete décadas no país, foi detido pelo ICE na Flórida. Segundo o Orlando Sentinel, o idoso nasceu em um campo de refugiados na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e imigrou aos 5 anos, mas nunca obteve cidadania e tem no histórico condenações das décadas de 60 e 70, que resultaram em uma antiga ordem de deportação.

A família relata que ele foi preso no fim de outubro durante uma visita obrigatória ao ICE em Orlando, depois de ser avisado em julho que deveria sair voluntariamente do país. Sem passaporte e sem ter para onde ir, ele acabou transferido para o centro de detenção “Alligator Alcatraz”, perto dos Everglades, cujo funcionamento já foi criticado por condições “desumanas”. De acordo com o Orlando Sentinel, há denúncias de comida em mau estado, falta de atendimento médico, infestação de mosquitos e longas esperas para contato externo.

Agora custodiado no centro de Krome, em Miami, o idoso aguarda uma audiência que decidirá se poderá responder em liberdade enquanto sua saúde preocupa a família, que afirma que ele perdeu mobilidade, acesso a tratamentos e até passou a usar cadeira de rodas após a detenção.

Com informações do Orlando Sentinel.