Buscar

Governo Trump volta a ameaçar o Brasil e cita Alexandre de Moraes


O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a endurecer o tom contra o Brasil e fez referência direta ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Em declaração oficial, um subsecretário do Departamento de Estado afirmou que Washington “continuará a tomar as medidas cabíveis” contra autoridades que, segundo ele, praticam “abusos de autoridade” e minam liberdades fundamentais.

A mensagem foi divulgada no dia seguinte à celebração da Independência do Brasil e reforçou críticas a Moraes, relator de processos que envolvem Jair Bolsonaro, acusado de crimes como tentativa de golpe de Estado. Dias antes, Trump já havia dito estar “muito irritado” com o Brasil e não descartou restringir vistos diplomáticos durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.

As ameaças se somam às tarifas de até 50% aplicadas em agosto sobre produtos brasileiros. O governo americano também já revogou o visto de Moraes e o sancionou com base na Lei Magnitsky, ampliando a pressão diplomática em meio ao discurso de Trump contra governos considerados “de esquerda radical”.