Buscar

Flórida endurece punições no trânsito a partir de 1º de outubro


A partir de 1º de outubro, entra em vigor na Flórida a lei HB 253, que transforma algumas infrações de trânsito em crimes. O objetivo é coibir o uso de dispositivos que ocultam ou alteram placas, simulam luzes policiais ou servem para burlar pedágios e praticar delitos. Antes, tais práticas resultavam apenas em multas, mas agora podem gerar antecedentes criminais, multas pesadas e até prisão, segundo o Miami Diario.

Entre as situações previstas, está a utilização de coberturas plásticas, materiais reflexivos ou escuros que dificultem a leitura da placa — conduta que pode resultar em até 60 dias de prisão e multa de US$ 500. Já quem utilizar luzes vermelhas ou azuis para simular viaturas poderá enfrentar até 5 anos de prisão e multa de US$ 5.000. Também será crime fabricar, vender ou possuir dispositivos para ocultar placas, com penas que variam de delito menor de primeiro grau a delito grave de terceiro grau.

Por outro lado, a lei não altera penalidades para excesso de velocidade, avanço de sinal ou uso do celular ao dirigir, que continuam sendo infrações comuns, sem caracterização criminal. Com informações do Miami Diario.