Buscar

EUA declaram Alexandre de Moraes “tóxico” para negócios internacionais


A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou nesta segunda-feira (18) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é considerado “tóxico” para empresas e indivíduos que desejam fazer negócios com os EUA. O comunicado destacou que cidadãos americanos estão proibidos de manter qualquer relação comercial com ele e alertou que até estrangeiros podem ser alvo de sanções caso ofereçam apoio a pessoas classificadas como violadoras de direitos humanos.

O episódio ocorre em meio a tensões entre Washington e Brasília. Segundo o texto republicado pela representação diplomática, nenhum tribunal estrangeiro pode anular sanções impostas pelos EUA, reforçando que quem descumprir tais determinações enfrentará “severas consequências”. Moraes se tornou alvo de ataques do governo Donald Trump após assumir a relatoria de processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado no STF por crimes como tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de direito.

Em resposta, o ministro disse ao jornal The Washington Post que não pretende recuar “nem um milímetro”. Paralelamente, o Brasil também enfrenta uma investigação comercial aberta pelos EUA, na qual foi acusado de adotar práticas desleais que prejudicariam a economia norte-americana. O Itamaraty informou que já enviou resposta oficial ao governo Trump.

Com informações do g1.