Os Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (29) mais um ataque a um barco no Oceano Pacífico, sob ordem do presidente Donald Trump. Segundo o secretário de Guerra norte-americano, Pete Hegseth, a embarcação era ligada a “narcoterroristas”. Quatro pessoas morreram na ação, que faz parte da ofensiva norte-americana contra o tráfico internacional de drogas — já são 15 embarcações atacadas desde setembro.
De acordo com Hegseth, o ataque ocorreu em águas internacionais próximas à costa da Colômbia, e nenhum militar americano ficou ferido. Na terça-feira (28), os EUA já haviam bombardeado quatro barcos na mesma região, deixando 14 mortos. O secretário afirmou que as embarcações destruídas faziam parte de uma rota conhecida de narcotráfico.
A operação, segundo o governo americano, tem como objetivo combater cartéis ligados ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusado de liderar uma organização “narcoterrorista”. Porém, especialistas da ONU afirmaram que os bombardeios violam o direito internacional e configuram execuções extrajudiciais.
