Buscar

Elon Musk recua e adia criação de partido político nos EUA


O bilionário Elon Musk decidiu colocar em pausa seus planos de fundar um novo partido político, o chamado “Partido da América”. A ideia, anunciada no mês passado, buscava atrair eleitores insatisfeitos tanto com os republicanos quanto com os democratas. Segundo apuração do The Wall Street Journal, Musk optou por não criar atritos com o Partido Republicano e resolveu manter o foco em suas empresas.

Ainda de acordo com o jornal, Musk tem priorizado sua relação com o atual vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, visto como possível herdeiro do movimento político MAGA. O empresário chegou a considerar direcionar parte de seus recursos financeiros para apoiar uma eventual candidatura de Vance à presidência em 2028, após já ter investido cerca de US$ 300 milhões em Donald Trump e outros republicanos nas eleições de 2024.

Para analistas, a decisão de Musk de adiar a criação de um terceiro partido representa uma vitória estratégica para os republicanos, especialmente às vésperas das eleições de meio de mandato previstas para o próximo ano.

Com informações do The Wall Street Journal.