Buscar

Eduardo Bolsonaro critica suspensão de vistos de imigração dos EUA para brasileiros


O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu à decisão do governo dos Estados Unidos de suspender temporariamente a emissão de vistos de imigração para brasileiros. A medida foi anunciada pelo Departamento de Estado norte-americano nesta quarta-feira (14) e, segundo as autoridades, não afeta a concessão de vistos de turismo.

Em publicação nas redes sociais, Eduardo afirmou que o Brasil foi incluído no mesmo grupo de países como Somália, Afeganistão, Irã, Iraque, Nigéria e Iêmen na suspensão dos vistos, classificando a decisão como um sinal político grave. Para ele, a medida reflete o rumo da política externa brasileira e representa um rebaixamento da imagem do país no cenário internacional.

Ainda segundo o ex-parlamentar, críticas feitas por integrantes do alto escalão do governo norte-americano expõem contradições de países aliados à OTAN e à União Europeia. Eduardo afirmou que o Brasil estaria passando por um processo de “rebaixamento internacional”, deixando de ser um país respeitado para se tornar “irrelevante, previsível e descartável” no cenário global.

A suspensão dos vistos de imigração para brasileiros está prevista para entrar em vigor a partir de 21 de janeiro de 2026 e, de acordo com o comunicado oficial, não interfere nos pedidos de vistos de turismo.