O ministro Edson Fachin foi eleito pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) como próximo presidente da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2025-2027. Na mesma sessão, realizada nesta quarta-feira (13), o colegiado escolheu o ministro Alexandre de Moraes para ocupar a Vice-Presidência, com posse marcada para 29 de setembro. A votação seguiu a tradição de indicar o ministro mais antigo no STF que ainda não tenha presidido o Tribunal.
Durante a sessão, o atual presidente, ministro Luís Roberto Barroso, elogiou Fachin, destacando sua qualidade moral e intelectual. Fachin agradeceu a confiança dos colegas e afirmou que sua gestão será pautada pela colegialidade, pluralidade e diálogo, comparando a transição de comando a uma corrida de revezamento. Moraes também agradeceu pela confiança e solidariedade recebidas do colegiado.
Natural de Rondinha (RS), Fachin integra o STF desde 2015 e atualmente ocupa a Vice-Presidência. Alexandre de Moraes, por sua vez, é natural de São Paulo e atua na Corte desde 2017, após ser indicado pelo então presidente Michel Temer. Antes, foi ministro da Justiça e é professor de Direito na USP.
Com informações do STF.