Buscar

Conselheiro de Trump promete agir até Bolsonaro ser libertado


O conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Jason Miller, afirmou neste domingo (10/8) que “não vai parar” até que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja livre. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A declaração de Miller, feita na rede social X, foi em resposta a discussões sobre a situação política no Brasil e veio acompanhada de tom de ameaça: “Libertem Bolsonaro… ou então”.

O episódio é mais um capítulo na escalada de tensão entre Brasil e EUA. No fim de julho, o governo norte-americano sancionou Moraes com base na Lei Magnitsky, bloqueando bens e contas nos Estados Unidos e proibindo sua entrada no país. No sábado (9/8), o Itamaraty classificou as recentes manifestações de autoridades norte-americanas como “novo ataque frontal à soberania brasileira” e disse que o Brasil “não se curvará a pressões”.

A troca de declarações ganhou força após a Embaixada dos EUA no Brasil republicar texto em que acusa um ministro do STF de “usurpar poder ditatorial” para ameaçar líderes dos outros poderes no país. O governo brasileiro reiterou repúdio às “ingerências” em assuntos internos e prometeu reagir a ataques considerados falsos.

Com informações do Metrópoles.