Autoridades de saúde do condado de Sonoma, na Califórnia, anunciaram o retorno do uso obrigatório de máscaras em algumas instalações de saúde, citando um “maior risco” de transmissão da COVID-19 com o início da temporada de gripe. A ordem, emitida pela médica interina Karen Smith, exige que todos que entrarem em centros de enfermagem, reabilitação, hemodiálise e clínicas de infusão usem máscaras adequadas — como cirúrgicas, KN95 ou N95 — a partir de 1º de novembro de 2025 até 31 de março de 2026. Pessoas com condições médicas, deficiências ou dificuldades auditivas que exijam leitura labial estão isentas.
Segundo o New York Post, Smith afirmou que a medida visa proteger as populações mais vulneráveis, como idosos e pacientes com câncer, além de evitar que profissionais da saúde adoeçam, o que poderia gerar falta de pessoal nos hospitais. O condado também reforçou a recomendação de vacinas contra a gripe e a COVID-19 para todos com mais de seis meses de idade, tanto vacinados quanto não vacinados, especialmente em períodos de alta transmissão.
A nova diretriz vai na contramão de uma recomendação recente do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), liderado por Robert F. Kennedy Jr., que removeu a orientação anterior para que adultos com mais de 65 anos se vacinem contra a COVID-19. O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) aprovou a mudança, sugerindo agora que pessoas entre 6 meses e 64 anos discutam a decisão de se vacinar diretamente com seus médicos.