Um novo colírio com prescrição, aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), pode ajudar milhões de pessoas a reduzirem a necessidade de óculos de leitura. Chamado de Vizz e fabricado pela empresa farmacêutica Lenz, o medicamento trata a presbiopia — condição que causa dificuldade para enxergar de perto com o avanço da idade — por até 10 horas após a aplicação.
De acordo com o fabricante, o colírio utiliza a substância aceclidina, que provoca o chamado “efeito pinhole”, estreitando a pupila de forma semelhante a uma lente de câmera, melhorando o foco de objetos e textos próximos sem prejudicar a visão de longa distância. Embora não seja uma solução definitiva, o produto pode oferecer mais praticidade no dia a dia, apesar de possíveis efeitos colaterais como visão temporariamente escurecida, dores de cabeça e irritação ocular.
A expectativa é que o Vizz esteja amplamente disponível nos EUA até outubro. Segundo a Associação Canadense de Optometristas, a presbiopia é uma consequência natural do envelhecimento, afetando cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo.
Com informações da Global News.