Buscar

Brasileira é presa pelo ICE e levada para 2.400 km de casa nos EUA


Uma imigrante brasileira indocumentada, de 34 anos, foi detida por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) em Milford, Massachusetts, enquanto dirigia com as filhas de 3 e 9 anos. Segundo a advogada Eloa Celedon, Tatiane De Jesus Santos chorava e implorava para não ser levada. Ela foi transferida para um centro de detenção na Louisiana, a cerca de 2.400 quilômetros da família.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS), Tatiane ultrapassou o prazo de permanência permitido pelo visto, que era de seis meses. No país desde 2018, ela agora responde a um processo de deportação. A subsecretária Tricia McLaughlin afirmou que o governo Trump busca “restaurar a integridade do programa de vistos” e orientou que imigrantes sem documentos deixem o país voluntariamente.

O marido, Wediney Gomes De Santana, contou que chegou a pedir para ser detido no lugar da esposa, mas ouviu de um agente: “Viemos por ela, não por você. Cuide das suas filhas.” Segundo dados do DHS, cerca de metade dos quase 60 mil detidos pelo ICE não têm acusações ou condenações criminais.

Com informações do Brazilian Times.

*imagem ilustrativa