Horas após ser sancionado pelo governo dos Estados Unidos, o ministro do STF Alexandre de Moraes foi flagrado fazendo um gesto obsceno com o dedo médio durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, pela Copa do Brasil, na Neo Química Arena. O episódio ocorreu em um camarote da arena, na noite de quarta-feira (30), segundo informações da CNN Brasil.
A polêmica acontece no mesmo dia em que Moraes entrou na lista de sanções americanas por supostas violações de direitos humanos e repressão à liberdade de expressão. A medida, baseada na chamada “Lei Magnitsky”, foi anunciada por Washington, que acusa o ministro de liderar uma “caça às bruxas” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas.
A presença de Moraes no estádio rendeu reações nas redes sociais e na política. Enquanto parlamentares ligados a Bolsonaro celebraram a sanção, o STF divulgou nota reafirmando que suas decisões seguem a Constituição e são respaldadas pelo colegiado. Moraes é relator dos processos do 8 de janeiro e do inquérito que apura um plano de assassinato de autoridades públicas.