Uma operação migratória realizada na manhã desta quinta-feira (16), por volta das 10h00 AM (EDT), surpreendeu comerciantes e frequentadores do Swap-O-Rama, tradicional centro comercial localizado na 4100 S Ashland Ave, no bairro de Las Empacadoras, em Chicago. Segundo testemunhas, mais de 20 agentes federais entraram simultaneamente pelas portas da frente e dos fundos, levando cerca de 15 a 20 pessoas, de acordo com a Univision Chicago.
Imagens recebidas pela emissora mostram pessoas correndo e gritando “la migra!” em meio ao pânico. Uma mulher chegou a implorar para ser liberada, dizendo que tinha filhos, enquanto chorava. O episódio gerou indignação e questionamentos sobre o ingresso dos agentes em uma área considerada propriedade privada.
Horas depois, a vereadora Julia Ramírez emitiu um alerta sobre a presença de agentes federais também no bairro Brighton Park, pedindo que a comunidade mantenha a calma, conheça seus direitos e procure apoio legal. Foram divulgados os contatos do Illinois Family Support Network Hotline (855-435-7693) e do distrito 12 (773-475-6783) para orientação.